HOME

ESPECIALIDADES CIRÚRGICAS

TRATAMENTOS

O PROFISSIONAL

CLÍNICAS

CONTATOS

INJEÇÃO DE

NEUROTOXINA

NA BEXIGA

Nos últimos anos tem sido publicados muitos artigos com bom nível de evidência que suporta o uso da neurotoxina tipo A para o tratamento dos casos refratários tanto

da Bexiga Hiperativa  idiopática quanto da Bexiga Neurogênica . Dessa forma, essa modalidade de tratamento já é considerada de terceira linha, e está indicada para os casos refratários, para os casos de intolerância ou efeitos adversos com o uso dos medicamentos antimuscarínicos e no tratamento das incontinências urinárias.

A Neurotoxina é produzida pela bactéria anaeróbia gram-positiva Clostridium botulinum que, uma vez injetada na bexiga através de cistoscopia, atua na junção neuromuscular inibindo a liberação do neurotransmissor acetilcolina, resultando no relaxamento do músculo detrusor.

Os resultados para tratamento da bexiga neurogênica refratária são bastante favoráveis, causando aumento da capacidade da bexiga, redução da amplitude das contrações involuntárias, redução significativa das perdas urinárias e consequentemente melhora da qualidade de vida do paciente. A média de tempo de resposta é em torno de 6 a 7 meses. As reaplicações podem ser realizadas quantas vezes forem necessárias, proporcionado tempo de resposta semelhante. É importante apenas evitar aplicações em período inferior a três meses, a fim de evitar que o organismo produza anticorpos contra a toxina, reduzindo assim sua efetividade em tratamentos continuados.