CÂNCER

DE

PRÓSTATA

A próstata é uma glândula que envolve a uretra masculina logo abaixo do colo da bexiga. Ela tem peso médio de 20 gramas e faz parte do sistema reprodutor masculino. O câncer de próstata é a segunda neoplasia maligna mais frequente no sexo masculino e a segunda maior causa de morte por câncer em homens.

Fatores de risco:

- Idade: 60% dos cânceres de próstata ocorrem em homens acima de 65 anos de idade. A doença é rara antes dos 40 anos.

- Raça: A doença é mais frequente em Afro-Americanos do que em outras raças.

- História familiar: O risco de câncer de próstata é duas vezes aumentado em homens cujo parente de primeiro grau (pai ou irmão) foram diagnosticados com a doença.

-Fatores genéticos: Mutação na porção do DNA chamada gen BRCA2 pode aumentar o risco de câncer de próstata. Essa mesma mutação em membros feminino da família pode aumentar o risco para câncer de mama ou ovário.

- Outros fatores:   As dietas ricas em carnes vermelhas e alimentos gordurosos e de baixo teor em frutas e vegetais parece estar associada com um risco mais elevado de desenvolver câncer de próstata. A obesidade também está relacionada com um maior risco da doença.

Obs: Tabagismo, passado de doenças sexualmente transmissíveis, prostatite (inflamação da próstata), e história de vasectomia não parece ter relação com o câncer de próstata.

Como o câncer de próstata pode ser diagnosticado?

A detecção precoce dessa doença é fundamental para o sucesso do tratamento. Em fases iniciais, não há sintomas e por isso recomenda-se o exame preventivo da próstata.

O diagnóstico de câncer de próstata envolve a combinação de três fatores:

- Dosagem de PSA:  o antígeno prostático de superfície é uma proteína produzida pela próstata cuja elevação pode indicar doença (prostatite, infarto prostático e câncer). Embora não seja específico, é o melhor marcador que dispomos na atualidade. A avaliação do PSA deve ser feita cuidadosamente pelo urologista, uma vez que diferentes avaliações podem ser realizadas no sentido de refinar o teste. Os parâmetros do PSA mais usados são: velocidade, densidade, tempo de duplicação e relação PSA Livre/PSA Total

- Toque retal: consiste na inserção do dedo via retal visando avaliar a dimensão da próstata, consistência ou presença de nódulos que podem indicar presença de câncer. Apesar de ser um exame desconfortável, é bastante rápido. Em cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata os níveis de PSA estão normais, o que torna o exame do toque retal uma ferramenta auxiliar importante no diagnóstico.

- Biópsia da próstata:  consiste na retirada de fragmentos da próstata através de uma agulha especial e sob visão ultrassonográfica. Está indicada na presença de elevação do PSA e/ou alteração no toque retal (nódulos ou áreas endurecidas). A presença de células cancerosas na amostra define o diagnóstico.

A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que o exame de próstata seja realizado anualmente após os 50 anos de idade.

Para aqueles que possuem história familiar de câncer de próstata (pai ou irmão), o exame preventivo da próstata deve ser realizado aos 45 anos de idade.

Quais são as opções de tratamento do câncer de próstata?

Confirmado o câncer de próstata, o tratamento pode ser feito de forma mais precoce,aumentando significativamente as chances de cura da doença. Nos casos mais avançados, diversas formas de tratamento são utilizadas para o controle da doença. Entre as opções de tratamento estão à cirurgia (prostatectomia radical, que consiste

na retirada da próstata e

vesículas seminais), radioterapia, crioterapia,hormonioterapia, quimioterapia e radiofármacos.

Em qualquer situação, o acompa-nhamento rotineiro do urologista é fundamental.